O mito de que o café é prejudicial à saúde já está se tornando coisa do passado. Embora muita gente ainda desconfie de seus reais benefícios, novos estudos científicos comprovam que ingerir a cafeína, com moderação, não faz mal algum
Texto: Paulo Cunha
Matéria publicada na Revista Onde Comer - Março/2005
Tem quem adore tomá-lo o dia todo em pequenas doses. Outros, já preferem beber apenas uma vez ao dia, logo pela manhã, numa bela xícara, e com leite. Muitos outros então não o dispensam após as refeições, principalmente, depois do almoço. Tem aqueles também que só gostam de tomá-lo na padaria, no clássico copo americano encostado no balcão. Em reuniões e ambientes de trabalho ele também está sempre presente, seja em elegantes xícaras ou nos modestos copinhos de plástico, oferecê-lo faz parte do negócio.
Desde o tradicional cafezinho mineiro, ao clássico café de coador em casa, passando pelas elegantes cafeterias, chegando até às modernas máquinas de café expresso, seja como, onde ou quando desejar, beber café faz parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo.
Estudos revelam os benefícios do café
Como toda ou qualquer bebida e alimento que ingerimos, a moderação é o ponto fundamental para que o limite entre o que faz bem, e o que é prejudicial, não sejam ultrapassados. Quando o assunto então é o café, a moderação na ingestão diária é importante para que sejam compreendidos os reais benefícios da cafeína em nosso organismo.
Um artigo publicado pelo Dr. Riad Younes, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica do Hospital do Câncer AC Camargo de São Paulo e professor da USP e UNIP, descreve alguns dos principais estudos realizados sobre os benefícios do café à saúde. No artigo, o Dr.Younes cita um estudo realizado há dez anos nos Estados Unidos em 80 mil mulheres, na Universidade de Harvard, em Boston, no qual os cientistas descobriram que a incidência de suicídios foi reduzida para um terço nas mulheres que consumiam café regularmente. Foi então que, a partir dessa pesquisa muitas outras foram realizadas na última década.
Um estudo realizado na Austrália mostrou que o consumo de café protegeu as mulheres de vários tipos de câncer de ovário, reduzindo o risco pela metade. Na Califórnia (EUA), um grupo de pesquisadores encontrou um pequeno efeito protetor do café contra a inflamação do pâncreas (pancreatite), em 129 mil indivíduos que consumiam bebidas alcoólicas regularmente. Esse efeito protetor reduziu a incidência de pancreatite em até 25%.
Contudo, um surpreendente estudo científico publicado recentemente por pesquisadores escandinavos chamou a atenção de médicos em todo o mundo, pois mostraram que o café pode proteger contra a diabetes. Conforme explica o Dr. Younes em seu artigo, durante mais de 20 anos foram estudados 22.578 indivíduos saudáveis, residentes na Finlândia e na Suécia. Segundo a pesquisa, publicada em 2004 nas revistas Jam e Journal of Internal Medicine, pessoas que consomem quatro ou mais cafezinhos por dia tiveram risco significativamente menos de desenvolver diabetes. Os autores da pesquisa acreditam que o mecanismo de ação protetor seja através do aumento da sensibilidade e da produção de insulina, hormônio responsável pela regulação da concentração de glicose (açúcar) no sangue.
Dr. Café e Saúde
Reconhecido internacionalmente pelos estudos e pesquisas sobre os benefícios do café para a saúde, o médico Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, Professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado (Ph.D.) em Medicina e Pós-Doutorado (Pos-Doc) em História da Medicina pela Universidade de Londres, tem mais de vinte livros publicados no Brasil e no exterior. As pesquisas encabeçadas pelo Dr. Darcy também serviram para a criação do Projeto Café e Coração (Coffee Hearty Study), com o apoio do Presidente e Comitê Científico da Federação Mundial de Cardiologia (World Heart Fereration), onde será testada uma nova e revolucionária hipótese: a de que tomar café pode fazer bem ao coração.
Como profundo conhecedor da relação café e saúde, o Dr. Darcy é um defensor do cafezinho nosso de cada dia, mostrando que quando ingerido em doses moderadas, o café não faz mal algum. Em sua página na Internet www.cafeesaude.com.br, o Dr. Darcy esclarece vários mitos com relação ao consumo de café e descreve seus principais benefícios para a prevenção de diversas doença. Leia abaixo algumas dos principais observações do Dr. Darcy sobre café e saúde:
- DIABETES - Estudos recentes sugerem que o consumo diário de até 6 xícaras de café pode prevenir o surgimento do diabetes tipo II, não devido a cafeína mas talvez devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio, dentre inúmeras outras substâncias ainda a serem estudadas no café, que não é só cafeína, abrindo uma nova área de pesquisa sobre o papel protetor do consumo de café.
-CÂNCER - Contrariando o que se pensava no passado de que o café poderia causar câncer, pesquisas modernas sugerem que o consumo moderado e regular de café podem até prevenir alguns tipos de câncer (cólon, próstata). Entretanto foi confirmado que todos os estudos incriminadores da cafeína eram inadequados, incompletos e insatisfatórios, não sendo possível, na atualidade, atribuir relação alguma entre a ocorrência de qualquer tipo de câncer.
- DEPRESSÃO - O consumo diário de doses moderadas (três a quatro xícaras ao dia) de café torrado adequadamente pode ser benéfico na prevenção da depressão por conter, em quantidades superiores às de cafeína (1-2%), compostos quinídeos derivados dos ácidos clorogênicos (2-4%) com ação antioxidante, além de potente ação antagonista opióide (tipo naltrexona) e efeito inibidor da recaptação de adenosina (tipo dipiridamole).
- SISTEMA DIGESTIVO - Não existem evidências de que o consumo regular de bebidas com cafeína possam causar diretamente qualquer problema ou doença gastrintestinal, como úlcera gástrica ou duodenal. Entretanto, pela sua ação estimulante da secreção ácida e de pepsina no estômago, o consumo exagerado de cafeína deve ser evitado por pacientes portadores de úlcera péptica. Mas o café consumido por pessoas normais não causa doenças digestivas como úlcera, gastrite ou outras.
- OSTEOPOROSE - O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas. Denúncias iniciais levantaram a suspeita de que o consumo de cafeína pudesse ser responsável por uma maior incidência de osteoporose e fraturas em idosos, mas diversas pesquisas modernas esclareceram esta dúvida inicial. O risco de fratura do quadril apresenta uma modesta relação com o consumo de doses elevadas de cafeína, superiores a cinco xícaras diárias (acima de 700 mg de cafeína por dia), mas alguns estudos concluem que não existe relação entre o consumo de cálcio, leite, fósforo, proteínas, vitamina C e cafeína e fraturas do quadril.
- PARKINSON - Pesquisas americanas mostraram que o consumo freqüente de café diminui em pelo menos 20% a probabilidade de desenvolvimento da doença.
- MEMÓRIA - A Universidade do Arizona (EUA), apresentou uma pesquisa que apontou que a cafeína e outras substâncias do café ativam receptores no cérebro, melhorando a atenção, a concentração e a formação da memória em crianças e adultos.
O que possui um grão de café?
- Minerais: potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd);
- Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina
- Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres
- Açúcares: sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.
Fonte: Café e Saúde –www.cafeesaude.com.br
DOSE IDEAL DE CAFÉ PARA CONSUMO DIÁRIO*
Consumo de Café Início da Manhã Meio da Manhã Início da Tarde Meio da Tarde
Até 10 anos 50 ml 50 ml 50 ml 50 ml
10 a 15 anos 100 ml 50 ml 100 ml 100 ml
15 a 20 anos 100 ml 100 ml 100 ml 100 ml
20 a 60 anos 150 ml 150 ml 150 ml 150 ml
Acima dos 60 anos 150 ml 50 ml 100 ml 50 ml
Consumo sugerido pelo Dr. Darcy Roberto Lima (UFRJ)
* Todas informações e recomendações médicas publicadas nesta reportagem foram colhidas no site www.cafeesaude.com.br, que conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café.